Chaves Saúde – Clínica do Desenvolvimento e Reabilitação
A Dislexia do Desenvolvimento (DD) é considerada como uma Perturbação do Neurodesenvolvimento, sendo mencionada como uma dificuldade de aprendizagem específica com origem neurobiológica e caracterizada, essencialmente, por dificuldades na precisão, fluência e/ou compreensão no reconhecimento de palavras e por reduzidas capacidades de ortografia e habilidades de descodificação. Neste sentido, esta perturbação afeta a aprendizagem da leitura e da escrita, sendo as dificuldades na escrita mais persistentes relativamente às de leitura. As mesmas surgem associadas a um défice no processamento fonológico, que é inesperado, comparativamente a outras competências cognitivas e a condições educativas proporcionadas.
Esta perturbação é a mais comum das perturbações de aprendizagem e estima-se que ocorre em, aproximadamente, 5% das crianças em idade escolar, conduzindo a um pior desempenho ao nível da leitura relativamente à sua idade cronológica, inteligência e ano escolar.
O perfil endofenótipo da DD reside num défice na componente fonológica da linguagem. No entanto, têm sido apontados como possíveis correlatos da DD outros défices do foro cognitivo, sendo eles
Tendo em consideração que a aprendizagem da leitura é um processo complexo, tem-se feito um esforço no sentido de classificar a DD em vários subtipos, considerando as diferentes alterações ao nível da leitura e da escrita. Neste sentido, podemos destacar três subtipos:
Embora a base cognitiva da Dislexia seja um défice no processamento fonológico é frequente a comorbilidade com outras perturbações, como por exemplo:
Entre os mais variados profissionais que podem atuar nesta área, o psicólogo, o terapeuta da fala e o psicomotricista podem contribuir de forma positiva para melhorar as dificuldades associadas a esta perturbação.